20 Dicas de Aumentar Sua Energia nos Dias Frios

JULIANA VINES
FOLHA DE SÃO PAULO

CHÁ DE ESTÍMULO
Quem esquece (ou tem preguiça) de tomar água no frio não pode deixar de tomar chá. A professora de ioga Vanessa De Luca recomenda um chá de gengibre com canela, dois ingredientes estimulantes.

BANHO DE SOL
Dias mais curtos e menos luminosos são uns dos maiores culpados pelo desânimo do inverno. Nessa época, há uma maior liberação de melatonina, o hormônio do sono. Deixar a casa bem iluminada desde cedo é um antídoto, assim como aproveitar o máximo de sol possível. “A energia tem muita relação com a luminosidade. A luz estimula nosso marca-passo de alerta.”

CARDÁPIO TERMOGÊNICO
Há alimentos que aceleram o metabolismo, são os chamados termogênicos. Estão na lista a pimenta, o café, o chá-verde e o gengibre. “Tente colocar mais pimenta nos pratos de sempre”, recomenda a nutricionista funcional Daniela Jobst.

ANTIDEPRESSÃO
O aminoácido triptofano, presente em alguns alimentos, é um precursor da serotonina, neurotransmissor que ajuda a regular o humor e dá a sensação de bem-estar e prazer. Se consumimos a substância, aumentamos a quantidade de serotonina no organismo. É quase uma ação antidepressiva. Há triptofano na banana, no chocolate e em cereais integrais, diz a nutricionista Paula Gandin.

Veja outras dicas em:

 http://www1.folha.uol.com.br/equilibrioesaude/929413-veja-20-maneiras-de-aumentar-a-sua-energia-nos-dias-frios.shtml

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